Artigo
Flash news
Ipuaçu: conheça a 'capital brasileira dos agroglifos'
27/06/2024

PUBLICIDADE

Os agroglifos, mais conhecidos como "círculos nas plantações", foram um grande fenômeno que chamou a atenção de leigos, ufólogos, religiosos e céticos, especialmente na década de 1990. Esses desenhos misteriosos surgiam em grandes plantações, principalmente na Europa, e muitas pessoas acreditavam que se tratavam de mensagens alienígenas.

PUBLICIDADE

A Capital Brasileira dos Agroglifos

O que muita gente não sabe é que os agroglifos não são exclusivos do exterior. No Brasil, o fenômeno já ocorreu tantas vezes que até temos uma capital nacional dos círculos nas plantações: a cidade de Ipuaçu, localizada no oeste de Santa Catarina. Recentemente, Ipuaçu voltou aos holofotes com o surgimento de um novo agroglifo no início de outubro. Embora o fenômeno não seja novidade na região, desta vez chamou muita atenção pelo tamanho e complexidade da gravura.

PUBLICIDADE

A Recente Ocorrência

A mais recente figura foi registrada pelo vereador Tiago Kosinski, que capturou diversas imagens em alta qualidade utilizando um drone. "Pessoal, é indiscutível a perfeição dessa formação", afirmou o político em uma publicação no Facebook, perguntando se algum de seus seguidores conhecia o significado do desenho. A misteriosa figura surgiu na plantação de Sérgio Girotto, que já havia sido "alvo" do fenômeno no passado.

PUBLICIDADE

Até o momento, não se sabe como o desenho foi gerado no campo de trigo.

O Mistério

Sydney Kavalco, servidor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, afirmou ao G1 não saber ao certo como a imagem foi desenhada no local, mas mencionou que "objetos simples podem amassar com facilidade o trigo".

PUBLICIDADE

No entanto, há quem discorde dessa explicação. "Para fazer um desenho desse tamanho, do tamanho de meio-campo de futebol, precisariam trabalhar 10, 15 pessoas, durante três ou quatro horas", disse Kosinski ao UOL. Ele também afirmou que ninguém percebeu nenhuma movimentação no local durante a noite e que seriam necessários engenheiros com equipamentos de ponta e GPS para fazer um desenho tão perfeito.

PUBLICIDADE

"O mistério é que ninguém sabe de nada", concluiu o vereador.

Uma Longa História

Esta não é a primeira — ou segunda, e muito menos a terceira — vez que o fenômeno acontece na região. Ipuaçu tem sido alvo de círculos nas plantações há quase 15 anos, com ao menos uma incidência de agroglifo por ano desde então. Segundo a Prefeitura de Ipuaçu, a cidade ficou conhecida como a "capital nacional dos agroglifos" graças ao início do fenômeno na região em 2008, quando os primeiros círculos foram encontrados em plantações de trigo.

PUBLICIDADE

Círculos Nas Plantações de Ipuaçu

Os primeiros círculos foram encontrados em novembro de 2008 em uma plantação na comunidade de Toldo Velho. Eles tinham 19 metros de diâmetro e estavam localizados a cerca de 25 metros do asfalto. Na época, as pessoas já comentavam sobre a possibilidade de os desenhos serem obra de discos voadores.

PUBLICIDADE

O rumor ganhou força quando moradores começaram a relatar terem visto luzes estranhas e até mesmo um possível OVNI no céu. Desde então, novos desenhos têm surgido nos campos da região, com pelo menos um caso de agroglifo sendo registrado todo ano.

Agroglifos: Criação Humana ou Fenômeno Alienígena?

Os círculos nas plantações ganharam destaque na mídia na década de 1990, especialmente na Europa. Muitos acreditavam que se tratavam de imagens criadas por seres de outro planeta.

PUBLICIDADE

No entanto, dois homens, Doug Bower e Dave Chorley, vieram a público em 1991 dizendo serem os responsáveis pelos desenhos em sua região. Eles afirmaram ter usado cordas e tábuas para criar figuras amassando plantações. Com a confissão da dupla, o mistério foi dado como encerrado, mas muitas pessoas acreditam até hoje que se trata de um fenômeno de outro mundo.

PUBLICIDADE

A Controvérsia Continua

Segundo o ufólogo Toni Inajar, a maioria dos desenhos é realmente feita por pessoas comuns, mas ele afirma que existem sim diversos agroglifos criados por fenômenos aéreos não identificados. Em entrevista ao podcast Paranormal Experience, Inajar citou relatos de círculos que teriam surgido em plantações em questão de segundos, causando até mesmo interferência em instrumentos eletrônicos nas proximidades.

PUBLICIDADE

Em alguns casos, ele afirma que testemunhas chegaram até mesmo a sofrer mudanças fisiológicas.

Então, os agroglifos de Ipuaçu são um caso de ETs ou apenas algum cidadão (ou quem sabe cidadãos) deixando correr solta a criatividade? A resposta permanece um mistério, alimentando a curiosidade e a imaginação de muitos.

PUBLICIDADE

15 Mistérios Sobre o Titanic que Não Podem Ser Explicados
20/07/2024
Estudo tenta provar que o cérebro mantém consciência, por um tempo, depois da morte
18/07/2024
Chineses encontram tumba com 500 cavalos que foram enterrados vivos há 2500 anos
18/07/2024
Cientistas colocam óculos 3D em Louva-Deus para testar o poder de visão destes insetos.
18/07/2024
Turquia usa peixinho comilão no tratamento de psoríase. A técnica é um sucesso
18/07/2024
Por que não existem raças humanas? Entenda porque a cor da pele não diz nada a respeito de nossa espécie
16/07/2024
Comportamento animal: 6 flagras de bichos fazendo coisas que você nunca viu
13/07/2024
Rosto do Homo sapiens mais antigo já encontrado é revelado por brasileiro
13/07/2024
Inteligência artificial pode ter encontrado fugitivos de Alcatraz
11/07/2024
Planeta Terra emite um misterioso som a cada 26 segundos, sabia disso?
11/07/2024
7 histórias sobre a sexta-feira 13 que tornam esta data tão maravilhosa
10/07/2024
Cientista acredita ter encontrado os pregos da crucificação de Jesus Cristo
10/07/2024
Horror natalino: conheça 9 criaturas que apavoram o Natal pelo mundo
10/07/2024
Massagem com serpentes: cobras rastejando pelo seu corpo para massagear seus...ver mais!
09/07/2024
Chocolates de 121 anos são encontrados em biblioteca australiana
07/07/2024
Cogumelos crescem no sangue após homem injetar chá alucinógeno
07/07/2024
Inacreditável: Uma árvore cresceu no pulmão de um homem!
07/07/2024
A assombrosa Ilha das Bonecas parece ter saído direto de um pesadelo
05/07/2024
Caso Roswell: diário secreto traz novas pistas sobre OVNI
05/07/2024
Bolas misteriosas aparecem e depois somem em praia de SP
05/07/2024