Desde a década de 1970, os hidrofones da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) têm captado sons curiosos a milhares de quilômetros de profundidade no mar. Apesar dos avanços tecnológicos, a origem desses sons permanece um mistério, alimentando teorias e lendas sobre seu significado.
Bloop
Em 1977, os hidrofones da NOAA captaram o Bloop, o som mais alto já registrado na costa sul da América do Sul, gravado por dois hidrofones a aproximadamente 4.800 quilômetros de profundidade. Inicialmente, os cientistas imaginaram que o Bloop poderia ser o som de animais marinhos, mas o volume era muito grande para ser feito por qualquer criatura aquática conhecida pela ciência.
A NOAA acredita que a explicação mais provável é que o som tenha sido causado por um grande iceberg quebrando, uma vez que há registros de um bloco de gelo no Mar da Escócia em 1997. De acordo com os estudiosos, o iceberg provavelmente estava flutuando entre o estreito de Bransfield e o Mar de Ross na Antártica, ou talvez no Cabo Adare.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar