O médico Bruno Gino, especialista em Saúde Pública no Canadá e mestre pela Universidade de Ontário, fez uma avaliação polêmica sobre o empresário Pablo Marçal, alegando que ele teria fingido uma lesão após um incidente envolvendo o jornalista José Luiz Datena. Segundo relatos, Datena teria agredido Marçal com uma cadeira no dia 15 de setembro. Gino baseou sua avaliação em uma foto divulgada por Marçal e sugeriu que o quadro clínico apresentado pelo empresário não condizia com a gravidade da lesão alegada.
A declaração do médico causou indignação entre os apoiadores de Marçal, que criticaram Gino por questionar a veracidade da situação.
“Sou médico há quase 10 anos, mestre pela University of Ontario e professor da disciplina de Emergência em uma escola de medicina na América do Norte por mais mais de três anos. Posso afirmar uma coisa com muita propriedade: Se alguém chegar até você dizendo que teve uma fratura de costela e falta de ar com uma pulseira dessa cor [indicando que o caso não é grave], o código do CID é Z765”, escreveu Gino em uma rede social.
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, conhecida como CID, atribui códigos alfanuméricos para lesões, doenças e outras condições de saúde, garantindo padronização global.
O artigo não está concluído, clique na próxima página para continuar